segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os economistas liberais

As bases do liberalismo eram propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado ou pressão dos sindicatos. O pensamento liberal ganhou contronos definidos com Adam Smith, seguindo a sualinha de surgiram vários outros teóricos continuadores do liberalismo clássico, como Thomas Malthus e Davi Ricardo.
Thomas Malthus afirmava que a natureza impunha limites ao progresso mateiral, já que a população crescia em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos aumentaria em progressão geométrica. A Lei dos Pobres foi um reflexo das ideias de Matlhus. Depois de Adam Smith, David Ricardo foi o maior representante da escola liberal também chamada clássica, ele desenvolveu a teoria do valor do trabalho e defendeu a lei férrea dos salários.
A Inglaterra adquiria uma nova configuração social com a industrialuzação e o êxodo rural, interessados em obter mão-de-obra mais barata possível, os industriais preferiam o trabalho de mulheres e crianças.

2 comentários:

  1. "já que a população crescia em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos aumentaria em progressão geométrica."
    ??????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. "... já que a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumentaria em progressão aritmética..."

    ResponderExcluir