segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As doutrinas socialistas

               Surgiram críticos ao progresso industrial. Os teóricos socialista utópicos, os socialistas científicos e os anarquistas. Claude de Saint- Simon era racionalista, ele propôs uma sociedade em que não haveria ociosos. Charles Fourier foi herdeiro da idéia Rosseauniana de que o homem é bom, mas a sociedade e as instituições o pervertem.
Robert Owen defendeu a impossibilidade de se formar um ser humano superior no interior de um sistema egoísta e explorador, buscou a criação de uma comunidade ideal, de igualdade absoluta, ele fundou a comunidade de New Harmony.
Segundo o materialismo histórico, toda sociedade é determinada, em ultima instância, por suas condições socioeconômicas, a chamada infra-estrutura.
A luta de classes é o agente transformador da sociedade. O antagonismo entre dominadores e dominados induz às lutas e às transformações sociais. Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a revolução socialista.
Proudhon inaugurou o anarquismo ao defender também a destruição de Estado, que seria substituído por uma “república de pequenos proprietários”. Mikhail se tornou o líder do anarquismo terrorista. O anarquismo era conhecido também como comunismo libertário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário