Introdução ao Liberalismo






 A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal. Inicialmente as utopias construídas a partir da idéia de abolição da servidão preconizavam uma sociedade organizada sob a égide do interesse coletivo, de cunho socialista. No entanto, as revoltas populares inspiradas nessa idéia foram derrotadas (das guerras camponesas européias à liquidação dos Levellers na Inglaterra) e acabou se implantando um processo diametralmente oposto: a eliminação das terras comunais através dos cercamentos e sua transformação em propriedade.


Como resultado desse processo, os servos foram libertados dos liames da servidão e da terra de onde tiravam seu sustento. Para eles, liberdade passava a significar vender livremente sua força de trabalho para os detentores dos meio de produção, tornando-se assalariados. Para os donos das terras –à época, o principal meio de produção–, liberdade era dispor de sua propriedade como bem lhe aprouvesse. A nova organização social baseava-se nesse duplo conceito de liberdade: liberdade do trabalho –assalariamento– e livre uso da propriedade dos meios de produção – capital.



Fontes: 1- Escola Viva : programa de pesquisa e apoio escolar : o tesouro do estudante. -1. ed. - São Paulo : Meca, 1998 (edição 2005)
2- www.usp.br (Universidade de São Paulo)

Referências
Locke, John (1690) Two Treatises of Civil Government
Smith, Adam (1776) The wealth of nations
Mises, von Ludwig (1927) Liberalism Várias eds.

_____________________________________________________________________




OS ECONOMISTAS LIBERAIS

As bases do liberalismo eram propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado ou pressão dos sindicatos. O pensamento liberal ganhou contronos definidos com Adam Smith, seguindo a sualinha de surgiram vários outros teóricos continuadores do liberalismo clássico, como Thomas Malthus e Davi Ricardo.
Thomas Malthus afirmava que a natureza impunha limites ao progresso mateiral, já que a população crescia em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos aumentaria em progressão geométrica. A Lei dos Pobres foi um reflexo das ideias de Matlhus. Depois de Adam Smith, David Ricardo foi o maior representante da escola liberal também chamada clássica, ele desenvolveu a teoria do valor do trabalho e defendeu a lei férrea dos salários.
A Inglaterra adquiria uma nova configuração social com a industrialuzação e o êxodo rural, interessados em obter mão-de-obra mais barata possível, os industriais preferiam o trabalho de mulheres e crianças.