Artigos

LIBERALISMO
O Liberalismo apresenta algumas dificuldades de ser definido. A inexistência de um consenso para uma definição comum do Liberalismo reside na existência de três motivos: 1- A história do Liberalismo está diretamente ligada à história da Democracia, o que dificulta um acordo sobre o que é liberal e o que é democrático nas atuais democracias liberais, “(...) uma definição se torna difícil, visto a democracia ter realizado uma transformação mais quantitativa do que qualitativa do Estado liberal, (...), o Liberalismo é justamente o critério que distingue as democracias liberais das democracias não-liberais” (BOBBIO, ibidem, 1909). 2- Essa doutrina se manifestou em tempos históricos diferentes nos diversos países, dependendo do seu nível de desenvolvimento; o que torna difícil determinar “o momento liberal capaz de unificar histórias diferentes”. Por exemplo, enquanto o Liberalismo se manifestou na Inglaterra com a Revolução Gloriosa, de 1688-1689, na Rússia ela foi ser manifesta com a Revolução Russa, de 1905. 3- Não se pode falar em uma difusão histórica do Liberalismo. Isso pelo falo de que, nos vários países com diferentes culturas e estruturas de poder, o Liberalismo confrontou-se com alguns problemas políticos específicos de cara região, “Acrescente-se uma certa indefinição quanto aos referenciais históricos do termo Liberalismo: tal termo pode, conforme o caso, indicar um partido ou um movimento político, uma ideologia política (...), uma estrutura institucional específica ou a reflexão política por ela estimulada para promover uma ordem política melhor, justamente a ordem liberal.” (BOBBIO, ibidem, 1909). 


SOCIALISMO
Quando se trata de Socialismo a relação com as classes trabalhadoras é imediata, afinal essa teoria foi definida como programa político das classes laboriosas que se formaram durante a Revolução Industrial. O Socialismo se baseia na transformação da ordem jurídica e econômica da propriedade privada dos meios de produção e troca, tais quais: a) o direito de propriedade seja limitado; b) os recursos econômicos estejam sob o controle das classes trabalhadoras; c) a administração desses recursos tenha por objetivo promover a igualdade social. É muito comum as pessoas confundirem Socialismo com o Comunismo. Segundo Bobbio, “O termo e o conceito de Socialismo andam unidos desde a origem com os de COMUNISMO”. Mas, a partir de 1840, os termos ‘socialismo’ e ‘comunismo’ passaram a identificar variáveis diferentes do movimento que delatava as condições do operário durante o processo de desenvolvimento da sociedade industrial. Norberto Bobbio relata que o Socialismo “se opunha ao liberalismo político e econômico e ao individualismo, apresentava um projeto de uma reconstrução da sociedade em bases comunitárias e promovia formas associativas de vário gênero (sindicais, políticas, experiências cooperativistas e comunitárias) para realizar as novas idéias”.
 Luiz.
   




_____________________________________________________






Essa época deu a liberdade de pensamento à vários filósofos e cientistas tais como Adam Smith,
Thomas Malthus, David Ricardo, Saint Simon, Charles Fourier, Karl Marx, Friedrich Engels, Mikahail Bakunin, entre outros. Os economistas liberais defendiam quem o trabalho deveria ser divido para proporcionar o crescimento de uma produção e do mercado, ação dependente da livre concorrência. Foi criada a Lei dos Pobres que dizia que a natureza era quem impoe os limites do progresso material, pois a população estava crescendo em progreção geométrica enquanto o produção de alimentos crescia em progressãão aritimética.O movimento Ludita tinha o propósito de resolver o problema da miséria social com a destruição do maquinário. As doutrinas socialistas estava dividida em: socialistas científicos, utópicos e anarquistas. 

Alguns deles eram racionalista e defendiam os valores liberais. A tese do materialismo histórico diz que a sociedade é determinada pela sua infra-estrutura. O anarquismo e o marxismo tem o mesmo objetivo final que era atingir o comunismo. Na doutrina social da igreja houve uma publicação da encíclica que a partir dela a
Igreja não se desvinculou mais da questão social.


Ananda